window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-Y9RM7GD3T4');
Por Jaconias Neto
Nesta segunda-feira (18/08), a Polícia Civil, em parceria com a empresa Energisa, deflagrou a primeira fase da Operação “Curto-circuito” no município de Pontes e Lacerda com o objetivo de combater o furto de energia elétrica.
A ação foi motivada por denúncias envolvendo estabelecimentos comerciais suspeitos de desviar energia de forma ilegal. Durante a operação, um homem de 43 anos foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
Policiais civis, junto a técnicos da concessionária, realizaram vistorias em diversos pontos, identificando práticas de furto por meio de ligações clandestinas e adulterações em medidores de energia.
Em uma das fiscalizações, foi detectado desvio de energia elétrica no ramal de entrada (antes do medidor) em duas unidades consumidoras instaladas em um hotel que funciona como pensão na área central da cidade. O responsável pelo imóvel foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi interrogado e irá responder por furto qualificado.
Segundo o delegado regional de Pontes e Lacerda, João Paulo Bertê, as investigações seguem em andamento para identificar outros locais com possíveis irregularidades. Além de responder criminalmente, os responsáveis podem sofrer sanções administrativas, como a apreensão do medidor de energia.
“As próximas fases da operação acontecerão nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Campos de Júlio, Jauru, Figueirópolis D'Oeste, Nova Lacerda, Rondolândia e Vale do São Domingos”, informou o delegado.
Se quiser uma versão mais jornalística, mais técnica ou com outro tom (institucional, formal, resumido), posso ajustar!